Como escolher a iluminação correta para a sua casa

Sala-Iluminacao

A iluminação serve basicamente para iluminar um ambiente, possibilitar e facilitar o deslocamento e realização de atividades naquele local. Mas também tem a função estética de embelezar um espaço ou realçar objetos específicos. Faz toda a diferença na decoração de uma casa e, por isso, é preciso pesquisar bastante antes de escolher as lâmpadas e luminárias que serão utilizadas em cada cômodo.

Uma dica importante para não falhar na hora de escolher a iluminação ideal é identificar as atividades que costumam ser realizadas dentro do cômodo escolhido e iluminá-lo de acordo com isso. A Sime Elétrica pode ajudar a deixar o imóvel com a iluminação ideal. Por isso, fique atento às dicas para escolher as lâmpadas que melhor se adaptam ao ambiente que os nossos profissionais elaboraram. Com a iluminação correta é possível, inclusive, economizar na conta de consumo de energia.

Tipos de lâmpadas

tipos-de-lampadas 

  • Incandescentes: de cor amarelada, emitem bastante calor, duram muito pouco, consomem bastante energia e são mais baratas. Sua comercialização foi proibida ano passado.
  • Halogênicas: funcionam como uma nova versão das lâmpadas incandescentes. Tem maior duração e consomem menos energia.
  • Fluorescentes: são as mais utilizadas em substituição às lâmpadas incandescentes. Gastam menos energia e duram mais.
  • LED: dentre todos os outros tipos, as lâmpadas de LED são as mais econômicas em relação à quantidade de energia que consomem, mas seu preço ainda é muito alto.

Escolhendo a iluminação de acordo com o ambiente

escolhendo-a-iluminacao-de-acordo-com-o-ambiente

 

  • Na sala de estar. Como área de convivência comum foque em lâmpadas que não incidam muito sobre o aparelho de televisão e experimente também criar um local específico para leituras, por exemplo, fazendo uso de uma luminária ou um abajur.
  • Na sala de jantar. O objeto de destaque deve ser a mesa de jantar. Utilize luminárias suspensas com lâmpadas que não ofusquem os presentes na hora da refeição.
  • Na cozinha. Opte por usar uma iluminação que facilite a localização de alimentos e utensílios necessários. Quanto mais iluminado este ambiente, melhor para a realização das atividades.
  • No banheiro. O ideal é escolher uma lâmpada que não esquente muito. Afinal, sair do banho já sentindo calor não é interessante.
  • No quarto. O clima deste ambiente deve ser de aconchego. É onde você irá descansar, então prefira uma luz menos intensa e mais uniforme, utilizando um filtro fosco, objeto facilmente encontrado.

Caso tenha o costume de ler antes de dormir, pense na possibilidade de usar um abajur, próprio para esse fim.

  • No jardim. Em áreas externas a iluminação correta deve ser harmoniosa e de acordo com o tamanho do ambiente. Geralmente o investimento com lâmpadas é menor nesses espaços, pois em locais abertos, nossos olhos enxergam com maior facilidade

Descubra você mesmo quais pontos do seu jardim precisam de iluminação dando uma volta pelo local à noite. Caso haja corredores, certifique-se que a iluminação garantirá a segurança necessária nesse trajeto.

  • No escritório. O ideal é optar pela luz uniforme. Como é o local onde você passa boa parte do tempo e precisa de concentração, você deve escolher lâmpadas de menor voltagem que não esquentem muito e que não gerem muito reflexos nos diversos itens presentes no local.

Dependendo da posição das lâmpadas, seu reflexo pode causar sombras, resultando em desconforto na hora do trabalho. Uma boa ideia é usar luminárias que podem ser facilmente trocadas de posição de acordo com as suas necessidades.

 Como fazer a iluminação da sua casa

como-fazer-a-iluminacao-da-sua-casa

Você pode optar por um profissional de decoração para fazer a iluminação da sua casa. Mas, se preferir, você mesmo pode fazer o trabalho. Busque outras inspirações na internet e observe bem a sua casa. Escolha os locais que serão iluminados ou os objetos que serão destacados. Pense sempre na sensação de acolhimento que o seu lar deve proporcionar.

Iluminação natural

iluminacao-natural

 

Ao escolher o tipo de iluminação para a sua casa, não esqueça de aproveitar ao máximo a luz natural do sol em todos os ambientes. Experimente fazer um equilíbrio entre estes dois tipos. Além de economizar energia elétrica, você ainda contribui para a sustentabilidade do meio ambiente.

Quando estiver escolhendo a iluminação correta para a sua casa, lembre-se de que a estética não deve ser o único item que deve ser levado em consideração. Pense primeiramente em deixar a casa parecida com você, com sua família. Deixe a sua personalidade impressa no ambiente.

Pense no que lhe agrada e no que faz mais o seu estilo. Busque inspirações diversas, experimente, busque tutoriais de como fazer uma iluminação correta. Não esqueça também de fazer o uso consciente de energia. Contrate agora mesmo um profissional especializado para deixar o ambiente da sua casa ainda mais aconchegante com uma boa iluminação.

Espero que tenha gostado das nossas dicas. Deixe a sua opinião nos comentários e até o nosso próximo artigo.

Share